Um olhar sobre a Inteligência Artificial

Quando tratamos de tecnologia, discussões relacionadas à inteligência artificial (IA) são recorrentes, mas você sabe exatamente o que ela significa? Chamamos de IA máquinas que são capazes de aprender e raciocinar sozinhas, quase como a mente humana. Elas podem manter conversas conosco, como se fossem pessoas. No entanto, diversos aspectos precisam ser considerados.

Recentemente, a Uber usou uma inteligência artificial para a seleção de seus motoristas. Ela foi capaz de analisar os currículos e apontar quais candidatos teriam mais chances de contratação.  Isso pode parecer muito, mas, quando usamos uma IA, desconsideramos o lado humano. Um motorista precisa ser gentil, proativo e cuidadoso, e tudo isso são soft skills (habilidades socioemocionais) que uma IA ainda não é capaz de avaliar.

Outra questão a ser destacada é a possibilidade do uso dessa tecnologia por pessoas de má fé.  Elas podem ser facilmente replicadas e usadas em ataques terroristas, aumentando sua eficácia. De acordo com Miles Brundage, pesquisador da área do Future of Humanity Institute, da Universidade de Oxford, e coautor do documento "O Uso Malicioso da Inteligência Artificial: Previsão, Prevenção e Mitigação", assinado por 26 especialistas em IA de todo o mundo, a “inteligência artificial poderia ser usada maliciosamente de várias maneiras, inclusive para executar ataques com drones armados e ciberataques em larga escala.”

A IA também pode contribuir para a manipulação de votos. Somos constantemente bombardeados por fake news e durante períodos eleitorais isso não poderia ser diferente. Nas últimas eleições, os bots, isto é, softwares desenvolvidos para simular ações humanas na internet, encaminharam incontáveis notícias falsas. Imagine então se houvesse acesso irrestrito à inteligência artificial para comandá-los!

Também a criação de chatbots (software capaz de manter uma conversa com um usuário humano em linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais) maliciosos pode ser danosa para nossa democracia. "Essa customização pode trazer riscos à democracia porque pode potencializar e beneficiar um determinado candidato", explica André Miceli, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele menciona que vídeos e áudios podem ser manipulados, o que possibilita a criação de problemas para adversários políticos.

Assim, apesar de parecer muito empolgante a ideia de se ter IA em todo lugar, vale a ressalva que as tecnologias relacionadas a ela ainda são “jovens”, não muito bem exploradas, e seu mau uso pode representar um perigo. Ainda não imaginamos todas as possibilidades da IA, logo, não podemos cair no erro de pensar que ela trará apenas benefícios à sociedade. 

yasmin g holandaYasmin Gabrielle Grigati Holanda 

Discente do 2º período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Jales

© Copyright FATEC Jales 2024. Desenvolvido por Cristiano Pires Martins.

Search