1) Pesquise sobre a empresa e o setor de atuação antes da entrevista.

Se você não fez isso no momento em que enviou seu curriculum para a empresa, faça-o agora! Pesquise na internet sobre a instituição, acesse o site institucional da mesma, busque notícias sobre sua área de atuação, em resumo: informe-se. Perguntas relativas a empresa e a seu setor de atuação são praticamente certas na entrevista. Dizer: "não conheço a empresa" ou "não sei o que ela faz" certamente ou o eliminarão ou diminuirão bastante suas chances de contratação.

 

2) Seja pontual.

Nenhum entrevistador tolera atrasos. Se você chega fora do horário na entrevista, quem dirá no dia-a-dia de trabalho se for contratado. Programa-se para chegar com folga ao local da entrevista.

3) Vista roupas adequadas.

Muito cuidado com a informalidade. Tudo bem que na faculdade você anda muitas vezes de chinelo ou bermudão floral, mas não custa nada caprichar um pouco para a entrevista. Lembre-se que não é necessário usar terno e gravata no caso dos rapazes ou tailer e scarpin no caso das meninas para estar alinhado. Vista-se com roupas adequadas e formais de acordo com a empresa. Evite chinelo, regata, roupa decotada, barriga "de fora", saia muito curta ou short.

4) Seja educado.

Esta dica vale desde o momento em que você chegar a empresa ao momento em que sair. Cumprimente as pessoas do local com educação e demonstrando simpatia. Respeite outros candidatos que porventura estejam no ambiente aguardando também pela entrevista. Não desmereça ou tente parecer melhor do que qualquer pessoa presente. Despeça-se do entrevistador com um sorriso, demonstrando segurança e tranqüilidade.

5) Antes de responder, entenda a pergunta.

Mostre-se um bom ouvinte. Escute cada pergunta do entrevistador até o fim e entenda-a. Não saia respondendo um questionamento em cima da outra pessoa falando ao estilo "Faustão". Caso você não tenha entendido a pergunta, solicite ao entrevistador, por gentileza, que a repita.

6) Não minta.

Em hipótese alguma MINTA na entrevista. Recrutadores são treinados para identificar quaisquer tipos de mentiras e incongruências. Lembre-se que seu corpo fala mais do que você pensa. Os entrevistadores ao perceberem algum sinal de mentira certamente farão com que você caia em contradição e revele-se alguém pouco confiável.

7) Comunique-se bem e evite gírias ou expressões rebuscadas.

Tudo bem que no seu dia-a-dia de jovem o amigo ao lado é chamado de "véi", "chegado", "brother", porém, em uma entrevista, evite ao máximo essas expressões. A forma como você fala pode demonstrar que você é uma pessoa imatura. Tente compor suas frases com clareza respondendo com objetividade ao que o entrevistador perguntar.

8) Nunca fale mal de suas experiências anteriores.

Em hipótese alguma fale mal de alguma outra experiência profissional que você já tenha estágio anterior ou do seu ex-chefe. Essa é uma postura anti-ética mal vista por 99,99% dos entrevistadores. Se você fala mal de um lugar que esteve, provavelmente fará a mesma coisa numa possível saída da empresa em que está concorrendo à vaga.

9) Faça perguntas caso seja dado espaço pelo entrevistador.

Participe da entrevista não apenas como alguém passivo que apenas responde perguntas como um robô. Se possível, faça perguntas (inteligentes) ao entrevistador. Isso demonstra interesse na vaga.

10) Desligue ou deixe seu celular no modo silencioso antes de entrar na sala.

 

11) Caso não saiba onde apoiar as mãos, leve uma agenda ou um livro para segurar.

 

12) Seja uma pessoa que pensa positivo e transmita otimismo.

 

13) Não se esqueça de salientar seus ponto fortes, como: pró-atividade, pontualidade, espírito de equipe e etc, e dizer por qual motivo você se considera apto para a vaga.


Profa. Me. Márcia Prete