A tecnologia está evoluindo de modo bastante acelerado, no entanto a acessibilidade é uma questão que ainda engatinha. Com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida do deficiente visual, foi idealizado pela Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo - Fatec Jales um projeto de inclusão social, que está se tornando realidade.
Intitulado “Sistema de Orientação para Deficientes Visuais por meio de uma Bengala Automatizada com Arduino”, o projeto de iniciação científica do estudante Leonardo Candido dos Santos e do docente Welington Luís Codinhoto Garcia, ambos do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem como objetivo criar uma bengala automatizada para gerenciar e auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual com o uso da tecnologia Arduino e RFID.
Com o desenvolvimento de um protótipo digital, foi possível identificar as principais necessidades do possível usuário, bem como testar cada componente eletrônico e sua codificação. Após, criou-se um protótipo fisicamente em protoboard, que possibilitou testar a sua efetividade de modo mais preciso, mostrando ser a tecnologia um recurso eficaz para auxiliar a locomoção em diferentes ambientes.
O projeto contribuirá para a inclusão social e melhor qualidade de vida do deficiente visual. A criação do protótipo é um exemplo de ações da Fatec Jales que mostram seu engajamento não somente na formação plena de profissionais de nível superior, mas na questão social, humana.