No dia 25 de abril deste ano, a Fatec Jales teve a honra de receber como palestrante o ilustre Sr. Henrique Duarte Prata, presidente da Fundação Pio XII, o Hospital de Amor de Barretos.
O evento, que contou ainda com a majestosa apresentação da Orquestra Sinfônica de Jales, foi realizado no Teatro Municipal de Jales, tendo, como era de se esperar, a casa cheia. Toda a comunidade da Fatec Jales, estudantes da Etec Jales, equipe do Hospital de Amor, médicos e autoridades políticas do município prestigiaram a presença de Henrique Prata, que fez uma palestra fantástica intitulada “Os valores da gestão do Hospital de Amor”, tema abordado com a propriedade de quem inovou a filantropia no Brasil.
Toda a história deste projeto único foi contada desde a fase anterior à existência do Hospital de Amor, momento em que Prata, como é carinhosamente chamado pelos seus pares, teve uma espécie de “revelação” quanto a sua futura missão de salvar vidas.
Ele mencionou as batalhas familiares que precisou travar para conquistar a confiança de seu mentor e pai para obter apoio na elaboração do projeto de fundar um hospital voltado especificamente ao tratamento e cura do câncer, com o diferencial de fornecer um atendimento de altíssima qualidade e, o mais importante, humanizado.
Destacou também como buscou as melhores tecnologias de tratamento do câncer em 21 países e, mesmo com poucos recursos governamentais, formou uma equipe de especialistas, enfermeiros, médicos e cientistas, além de um staff altamente qualificado no oferecimento da melhor estrutura de atendimento hospitalar do Brasil.
Falou brevemente das várias premiações importantes conquistadas, como pela redução da mortalidade associada ao câncer, pela eficiência das metodologias desenvolvidas, pelo pioneirismo de técnicas e uso de equipamentos de alta tecnologia, como as cirurgias robóticas, mesmo diante de países de primeiro mundo, como o Reino Unido e os EUA.
Resumidamente, mostrou como ajudou a tornar o Hospital de Amor em um benchmarking no ramo de tratamento do câncer no Brasil e no mundo.
Talvez, a mais importante lição que pode ser tirada das palavras de Prata não está relacionada a como o seu caráter visionário o motivou aos propósitos que construíram o Hospital de Amor, tampouco aos elevados investimentos em infraestrutura e tecnologia necessários ao sucesso dos tratamentos oferecidos, nem mesmo à formação de uma equipe de profissionais altamente especializados, mas de como tudo isso foi movido pelo amor.
Sim, Henrique Prata nos revelou o principal ingrediente desse case de sucesso, que tanto nos orgulha como brasileiros, o amor. Valor primal que deve encabeçar qualquer lista de valores institucionais. Valor que não se encontra nas literaturas científicas, mas que age como o melhor remédio contra qualquer doença. Simplesmente o amor.
Muito obrigado, Sr. Henrique Prata.
Prof. Dr. Evanivaldo C. Silva Júnior
Docente e Diretor da Faculdade de Tecnologia Professor José Camargo- Fatec Jales
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.