Em pleno século XXI, empresas ainda sofrem ao tentar se adequar aos modelos de gestão mais eficazes. Para a perpetuidade e o sucesso de qualquer negócio, independentemente do seu tamanho e da área de atuação, a gestão da qualidade tem um papel fundamental. Assim, é de grande importância para todas as empresas a implementação e a prática diária da gestão da qualidade, que trazem resultados promissores.
Segundo Juran e Gryna, no livro “Controle da qualidade handbook” (1991), a gestão da qualidade é a extensão do planejamento dos negócios da empresa para incluir o planejamento da qualidade”. Para Dobbins, em “A Failure of Methods, Not Philosophy" (1995), é uma filosofia empresarial que procura melhorar resultados, inclusive financeiros e de sistemas de gestão empresarial, visando garantir sua sobrevivência de logo prazo por meio de um foco consistente no aumento da satisfação de consumidores, colaboradores e fornecedores.
Em síntese, a gestão da qualidade diz respeito a um conjunto de práticas e processos organizacionais voltados para garantir que os produtos ou serviços de uma empresa atendam ou excedam as expectativas dos clientes em termos de qualidade. Para isso, faz-se necessário que toda a empresa (incluindo os colaboradores de todos os setores) esteja envolvida no planejamento, controle e melhoria contínua de todos os aspectos relacionados à produção ou entrega de um produto ou serviço.
Paladini, no livro “Gestão da Qualidade: teoria e prática” (2004), afirma que a gestão da qualidade é um processo único. Suas estratégias envolvem diferentes situações. Em essência, visa identificar e eliminar erros, defeitos ou falhas em todas as etapas do processo produtivo ou de prestação de serviços. Isso é feito por meio da implementação de sistemas, padrões e procedimentos que visam garantir a consistência, confiabilidade e conformidade com as especificações e requisitos estabelecidos pela empresa.
Assim, quando toda a empresa está envolvida no processo de melhoria diariamente, é possível visualizar os avanços gradativos, pois a gestão da qualidade, cujo estudo ainda apresenta resistência de gestores, envolve a criação de uma cultura organizacional que valoriza a excelência, a responsabilidade e o compromisso com a melhoria contínua. Isso geralmente requer o envolvimento de todos os membros da organização, desde a alta administração até os funcionários de linha de frente.
Em suma, a gestão da qualidade é essencial para garantir a competitividade e o sucesso de uma empresa, pois influencia diretamente na satisfação do cliente, na eficiência operacional e na reputação da marca. Segundo John Ruskin, “A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente.”
Profª Luciana Aparecida Rocha
Docente da Fatec Jales
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