No dia 27 de junho, a Fatec Jales participou de um valioso evento direcionado ao fortalecimento da agricultura familiar: a I Feira da Agricultura Familiar do Território da Cidadania Noroeste Paulista. O evento reuniu produtores rurais, instituições de ensino, órgãos governamentais e diversas entidades ligadas ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Ocorrido durante todo o dia na praça Dr. Euphly Jalles, ele proporcionou a exposição e comercialização de produtos agrícolas, além de um importante momento de diálogo e reflexão por meio de uma produtiva roda de conversa, em que foram abordados temas como os desafios dos agricultores da região e alternativas para ampliar os canais de venda dos produtores.
Essa roda contou também com a apresentação de um projeto da Fatec Jales, desenvolvido pela Prof.ª Dr.ª Cristina Tondato, que visa identificar os desafios dos agricultores da região, na visão deles, avaliar a evolução de programas do governo federal, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e fortalecer as compras públicas de alimentos desses produtores. Um estande do grupo de estudo coordenado pela docente, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comercialização Agrícola (NEPCA), permitiu aos visitantes mais conhecimento sobre a iniciativa.
A participação da Fatec Jales na feira reafirma o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, e demonstra seu papel como agente de transformação social, promovendo conhecimento, inovação e soluções que favorecem o desenvolvimento sustentável e a valorização da produção local.