Por muito tempo, a área de tecnologia foi vista como que, em grande parte, dominada por profissionais altamente capacitados tecnicamente, mas pobres em habilidades sociais. No entanto, tal cenário vem mudando, e o mercado na área está cada vez mais sedento por aqueles que dominam não só a técnica, como também habilidades sociais e comportamentais (soft skills), como a comunicação.
Quem nunca, assistindo a um clássico filme de ação ou suspense, se deparou com um arquétipo no mínimo curioso: um jovem rapaz ou moça que tem uma incrível proficiência em tudo que envolve códigos de computador, sistemas e tecnologia em geral, mas que, simultaneamente, falha no momento em que necessita de exprimir suas ideias e interagir com seus pares? Figuras como essa são as principais a permear o imaginário popular quando se refere a um profissional de tecnologia da informação (TI).
Todavia, a realidade que vem se apresentando é bem distinta de tal estereótipo. As empresas hoje buscam profissionais que não somente saibam o conhecimento técnico (hard skill), mas que também tenham assertividade e iniciativa. Estes se destacam pelo excelente uso da linguagem verbal e não verbal para transmitir suas ideias com clareza e respeito, entender seus pares e, em geral, conseguir comandar uma equipe com maestria. Em projetos de tecnologia, desenvolvidos em um ambiente altamente técnico e dinâmico, envolvendo equipes multidisciplinares, conseguir se comunicar é essencial.
As habilidades técnicas e sociais são muito caras aos profissionais da área atualmente. Por tal razão, é essencial que as instituições ensinam esse balanço para formar profissionais completos e capacitados, mostrando a importância dessa proficiência, não somente para ingressar no mercado, como crescer profissionalmente.
 Por: Ryan Mazzali Silva
Por: Ryan Mazzali Silva
Estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Jales

