Nos últimos anos, as marcas passaram por uma transformação profunda, adaptando-se ao cenário das mídias digitais e, principalmente, ao novo "tom de voz" - a maneira como se comunicam com o público. O ritmo acelerado das redes sociais exige conversas rápidas, afetivas e, sobretudo, humanas. Para se manterem relevantes nesse ambiente, as empresas precisaram aprender algo fundamental: não basta estar presente, é preciso pertencer.
A Coca-Cola, historicamente conhecida por suas emotivas campanhas de Natal, inovou em 2025 com um vídeo feito por Inteligência Artificial (IA) generativa, que fez uma releitura dos clássicos comerciais dos caminhões iluminados. No entanto, a gigante dos refrigerantes, sempre reconhecida pelo seu branding humanizado e afetivo, foi alvo de críticas pelo novo comercial, justamente pela percepção de "falta de humanização". Esse caso ilustra o dilema de equilibrar inovação tecnológica com a conexão emocional.
Encontrar o tom ideal é entender que as redes sociais, na atualidade, são espaços de convivência e diálogo, e não apenas vitrines de produtos. Boas ações de marketing e pesquisa de mercado são cruciais para ajudar as empresas a compreenderem o comportamento do público, o tipo de conteúdo que consomem e, principalmente, a construir uma persona que esteja em plena sintonia com sua audiência.
Autenticidade é a palavra-chave quando pensamos na conversa que as marcas precisam estabelecer. Nesse cenário, é possível manter o rigor institucional e a credibilidade necessários, mas com uma linguagem mais espontânea, capaz de produzir conteúdo que aproxime e traga acolhimento ao seu público.
Contudo, é preciso ter atenção: como se diz, nada de “forçar a barra". Isso é especialmente válido para a adesão a conteúdos virais que não combinam com o perfil da empresa e são criados unicamente pensando no engajamento momentâneo. Lembre-se! A autenticidade é o caminho. A melhor forma de acertar é com base em pesquisas aprofundadas para entender o perfil da empresa, o real conhecimento da imagem que a marca deseja transmitir e a busca por uma conexão verdadeira com o público.
Nas redes sociais, as marcas que sabem dialogar, e não apenas anunciar e vender, ganham espaço, afeto e influência. Esses fatores, por sua vez, contribuem para que os resultados em vendas sejam positivos, com clientes fidelizados e novos leads.
Prof. Ma. Andresa Caroline Lopes de Oliveira
Docente do Curso Superior em Tecnologia em Agronegócio - Fatec Jales
